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Freio Traseiro – Ele existe?

Se o pneu dianteiro não dura o que deveria ou a pastilha acaba muito rápido, pode ser sinal de falha no Freio Traseiro!




O freio traseiro geralmente é desprezado em revisões, devido à necessidade de se desmontar o tambor, mas é importante analisar muito bem este sistema, já que uma falha na traseira pode colocar sua segurança em risco no momento de uma frenagem simples, imagine então em uma frenagem de emergência!

A regra é clara. O freio traseiro breca proporcionalmente menos que a dianteira, mas isso é calculado para evitar que o veículo saia de traseira. Mas atenção, pois a sua ação durante a frenagem é fundamental para que o veículo pare no momento desejado.

Um sintoma muito comum de falha no sistema de freio traseiro é o desgaste prematuro dos pneus, freios e suspensão da dianteira. Ao frear, o peso do veículo deve ser distribuído corretamente entre o eixo dianteiro e traseiro, e quando isso não ocorre, são os freios, pneus e suspensão da dianteira que seguram o veículo. Isso provoca uma diminuição da distância da dianteira do veículo em relação ao solo, provocando assim à abertura da cambagem do veículo e consequentemente o desgaste prematuro dos pneus em seu ombro interno, com isso a durabilidade dos pneus dianteiros é reduzida. A suspensão é mais exigida, pastilhas e discos também trabalham excessivamente e sua durabilidade sofre redução. Outra vítima é o fluído de freio que sofre com o excesso de calor gerado pelas pastilhas dianteiras em atrito com os discos.

Existem ainda falhas como vazamentos no sistema hidráulico de freio traseiro, que podem provocar uma pane imediata, onde o pedal de freio pode baixar sem aviso algum, ocasionando uma falta total de freio. Outra falha bastante comum é a do veículo brecar com o pedal mais baixo do que o comum e caso o mecânico não inspecione o freio traseiro, ele pode chegar a substituir componentes como cilindro mestre e não resolver o sintoma. O que ocorre nesse caso é que as lonas do freio traseiro podem estar tão longe do tambor, que o condutor tem que pressionar o pedal um pouco mais para superar essa distância.

Por isso indicamos que sejam feitas inspeções regulares no sistema de freio traseiro, seja ele a tambor ou a disco, pois quando ele falha sua segurança corre risco ou ocorrem despesas desnecessárias por desgaste prematuro nos itens da dianteira!

FONTE: http://www.doutorcarro.com.br

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